Como eu aprendi a programar?

Michelle Mesquita
4 min readSep 29, 2021

--

Resolvi falar um pouco disso hoje, pois vejo muitas pessoas pensando em desistir de computação ou de programação por conta da dificuldade inicial de programar.

Então, resolvi fazer um post sobre isso de uma maneira um pouco diferente :)

Inicialmente, a computação é um campo muito amplo e com diversas possibilidades. Você não precisa saber programar para atuar em TI. É uma escolha sua, mas saber programar te ajudará em diversas áreas que inclusive, não precisam, inicialmente, programar. No entanto, se você souber programar, isso tornará um diferencial enorme.

Um outro ponto importante: qualquer pessoa pode aprender programar. Pode parecer mentira, mas da mesma forma que aprendemos ler, podemos desenvolver a lógica para programação. Lembre-se: programação é para todos! Independe da área. O intuito dela, é permitir que você tenha liberdade para resolver um problema da maneira que achar melhor.

Há diversas formas atualmente para aprender a programar: curso online, apostilas e aplicativo mobile. Todas têm algo em comum: a prática.

Não adianta assistir um conteúdo sem tentar desenvolvê-lo sozinho, pois só você sabe como que sua lógica funciona.

Então, o que me motivou a entrar no mundo da programação, foi entender como que eu conseguiria mexer num microcontrolador: Arduino.

Eu tinha muita curiosidade de poder criar meus próprios projetos e protótipos. Principalmente porque eu via que era possível conectar diversos sensores nele. Essa motivação, fez com que eu começasse a ler diversas apostilas e fóruns até eu entender como que a lógica funcionava.

Fica aqui três links que considero bem úteis para quem está começando a mexer com Arduino. Respectivamente são eles: fórum, montagem de circuito para quem ainda não sabe muito da parte elétrica e simulador online com bastante sensores disponíveis gratuitamente.

Um livro que recomendo:

Entre os projetos que mais me orgulho, foi meu trabalho de conclusão de curso da computação. Um dia, ainda escreverei sobre ele aqui.

Além do Arduino, há diversos outros microcontroladores, como ESP32 e o micro:bit.

Minha motivação inicial foi o Arduino, mas hoje, preciso comentar sobre o micro:bit com vocês.

Ele possui um display de led e infinitas possibilidades. Logo de cara, já possui excelente vantagens :

  • Sensores embutidos (luz, temperatura e acelerômetro, por exemplo) — estimulará muito sua criatividade na programação
  • Pode ser programado em Python ou JavaScript — permite que utilize linguagens atuais e que são mais fáceis, sem precisar pensar em alocação de memória e nada tipadas (não precisa dizer o tipo da variável, como na linguagem C que é usada pelo Arduino)

Como também, possui um preço acessível e uma comunidade ativa com diversos projetos.

Ele ainda é pouco conhecido, mas vale conhecê-lo. Você ainda pode criar seu projeto de forma bem prática e executá-lo de maneira online.

Portanto, você será capaz de observar na prática o que está acontecendo com seu microcontrolador. Isso torna mais fácil de assimilar o conteúdo. Além disso, você se sente mais motivado a explorar novas possibilidades, como também, explorar sua criatividade. Algo que é fundamental para um desenvolvedor.

Dessa forma, eu acredito que seja a maneira mais fácil e simples de iniciar no mundo da programação. Você estará exercitando a lógica diariamente com desafios de mexer nos sensores ou de ligar um led com um botão, por exemplo.

Lembre-se:

Portanto, não se desmotive e pratique! 👩‍💻

--

--

Michelle Mesquita
Michelle Mesquita

Written by Michelle Mesquita

DevSecOps & AppSec Engineer & Developer girl 👩‍💻

Responses (1)